5 casos de uso em negócios de realidade virtual

Postado em 06 de abril 2023

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Como as empresas podem colher os benefícios da realidade virtual?

A tecnologia de realidade virtual (VR) cria um ambiente gerado por computador onde as pessoas podem interagir com objetos ou outras pessoas. Os usuários ficam imersos no ambiente, proporcionando uma experiência holística. À medida que a RV alimenta a transformação digital e a inovação, mais empresas estão mergulhando no ambiente de RV para reuniões, apresentações de vendas e treinamentos mais impactantes. Exploraremos cinco casos de uso de negócios de RV e os prós e contras do uso da tecnologia nos negócios.  

Realidade virtual nos negócios

O interesse em VR está explodindo à medida que os fabricantes reduzem o custo dos óculos de realidade virtual e os visionários exploram a relevância comercial e o potencial de geração de receita dessa tecnologia emergente.

A realidade aumentada (AR) e VR se sobrepõem a muitas outras categorias de tecnologia, incluindo biotecnologia, vídeo e jogos. Espera-se que esta lista de categorias cresça nos próximos anos e expanda as oportunidades de negócios nos setores de tecnologia.

Embora os headsets de realidade virtual sejam muito legais, muitos especialistas da indústria de realidade virtual dizem que o hardware não é a única área que cresce em inovação. A maioria prevê avanços rápidos nas tecnologias subjacentes que impulsionam as experiências de RV, juntamente com a demanda por novos aplicativos, conteúdo e acessórios.

Para as empresas, descobrir como usar a RV para gerar receita – agora e no futuro – é uma tarefa premente. 

Como as empresas podem incorporar a realidade virtual

A RV faz sentido para os negócios de várias maneiras. Exploraremos cinco maneiras pelas quais sua empresa pode incorporar a RV.

1. Utilize o conceito de experimentar antes de comprar.

Se sua empresa fabrica e vende produtos, a RV pode mudar drasticamente seu mundo. A RV ajuda as empresas a comercializar e promover produtos de uma maneira totalmente nova. Por exemplo, em mercados selecionados dos EUA, os clientes da Lowe’s Home Improvement podem projetar seu banheiro ou cozinha perfeitos e, em seguida, usando VR, entrar no espaço finalizado e experimentá-lo como uma espécie de test drive. 

Desenvolvido pelo aplicativo Marxent da empresa de aplicativos AR/VR, os clientes Lowe’s Holoroom trabalham com um associado de vendas treinado para selecionar entre milhares de produtos – incluindo tinta, piso, encanamentos e eletrodomésticos. Segundo Marxent, esses produtos são adicionados ao design como objetos 3D virtuais. Uma vez satisfeito, o cliente coloca um fone de ouvido Oculus Rift para experimentar o espaço que projetou e fazer os refinamentos necessários.

Para dar vida ao seu design virtual no mundo real, o cliente encomenda os produtos e serviços que já experimentou no Holoroom da loja.

O Lowe’s Innovation Labs também criou um programa VR Holoroom How To para ensinar habilidades de projeto aos clientes e um programa Holoroom Test Drive para instruir os consumidores sobre o uso adequado de ferramentas elétricas.

2. Apresentar produtos estabelecidos a novos públicos.

As experiências de RV são uma extensão natural da indústria de videogames. Mas, à medida que a VR se torna mais popular, as empresas de jogos podem expandir seus mercados apresentando produtos para novos públicos. Com acessórios especializados, os jogos habilitados para VR não exigirão o domínio de controladores complicados.

Com luvas de captura de movimento VR, jogar um jogo habilitado para VR pode ser tão fácil quanto virar a cabeça ou estender o pé ou a mão para tocar em algo no ambiente. Por exemplo, o Hi5 VR Glove, inovador internacional de tecnologia de captura de movimento da Noitom, rastreia os movimentos das mãos dos usuários. Ele permite que os jogadores interajam com objetos virtuais usando as mãos para realizar ações como agarrar, jogar, empilhar e desenhar em um ambiente virtual. 

3. Promover o turismo como experiência virtual.

Claro, você pode assistir a um filme sobre um local ou viajar pelo Skype pela Europa com a ajuda de um amigo. Mas, além de realmente estar lá, nada poderia ser melhor do que fechar o mundo real e vivenciar totalmente um lugar com VR. A Antártica é muito fria, muito cara ou muito distante? Em vez disso, faça uma viagem de RV.

Wild Within foi uma experiência de realidade virtual que promoveu o turismo na Colúmbia Britânica, no Canadá. Os espectadores viajaram por uma floresta tropical escolhendo entre dois caminhos: o litoral ou escalando uma montanha. Desde então, o Destination BC expandiu suas viagens virtuais e passeios online, permitindo que os visitantes mergulhem em histórias visuais para ter uma ideia de sua experiência de viagem.

Com equipamentos de realidade virtual como as botas Taclim VR da Cerevo, os turistas virtuais podem passear na praia e sentir o terreno arenoso sob seus pés. Outros aspectos do ambiente virtual, como o efeito da brisa do oceano e o som das ondas quebrando e das aves marinhas, podem intensificar a experiência.

Aplicativos de viagem VR como Travel World VR e VR Cities podem alimentar seu desejo interior de viajar. Adicione um tour de hotel ou resort em realidade virtual e uma visita virtual a um restaurante costeiro próximo, e isso pode fechar o negócio para uma reserva de férias – ou a compra de uma casa de férias.

4. Expandir os programas de educação e treinamento.

Nos últimos anos, o e-learning ajudou a preparar os alunos para empregos em muitos setores. Mas onde esses programas podem fracassar é o treinamento para empregos que exigem aprendizado prático. A RV pode preencher essa lacuna com simulações de aprendizado imersivo.

Por exemplo, o Training Center of Air Conditioning and Heating, com sede em Houston, trabalhou com a Brown Technical Media para oferecer uma experiência de VR para treinar alunos para o comércio de ar condicionado e aquecimento. Os produtos de e-learning HVAC incluíam um curso técnico completo que simulava a experiência prática de um laboratório HVAC e uma escola física.

As ferramentas educacionais de RV não conhecem limites. Por exemplo, o aplicativo SkyView usa sobreposições do céu noturno AR para ajudar os alunos a identificar constelações e encontrar planetas e outros corpos celestes. E o HoloLens da Microsoft ajuda estudantes de medicina a aprender sobre o corpo humano usando a tecnologia de realidade misturada (RM). 

5. Desafie as estratégias de vendas tradicionais.

As montadoras estão buscando tecnologias de realidade virtual para atrair compradores e melhorar seu tempo nas concessionárias 

e formar um vínculo emocional mais forte com os produtos que ajudaram a criar.

A experiência Audi VR usa software proprietário e tecnologia de visualização da ZeroLight, uma empresa de tecnologia com sede na Grã-Bretanha. Usando um fone de ouvido VR na concessionária, os clientes podem configurar seu novo Audi e experimentar virtualmente os carros dos seus sonhos. Eles também têm a oportunidade de explorar cada detalhe do veículo enquanto escolhem os acessórios no cenário virtual de sua escolha – uma paisagem lunar, um túnel ou a Biblioteca Nacional de Paris.

Além disso, a Audi introduziu uma experiência de realidade virtual para os passageiros mergulharem em jogos e filmes de realidade virtual. Uma tecnologia conhecida como conteúdo elástico adapta a experiência VR ao percurso de direção. Por exemplo, se o carro virar à direita, o veículo VR do passageiro – como uma nave espacial – imita a curva.

Prós e contras da realidade virtual nos negócios

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Considere os prós e os contras de trabalhar com ambientes de RV em sua empresa. 

Aqui estão alguns dos principais benefícios de investir em VR para o seu negócio: 

  • A RV é uma ferramenta de comunicação eficaz.
  • A RV aprimora a experiência dos usuários quando eles estão no metaverso.
  • A RV permite visualizações detalhadas de potenciais compradores.

Estas são algumas desvantagens de usar VR em seu negócio:

  • A tecnologia VR pode ter um custo alto.
  • Os usuários podem se tornar viciados no mundo virtual.
  • A tecnologia está nos estágios iniciais de desenvolvimento.

À medida que a tecnologia se torna popular, mais empresas usarão a RV em seus processos de vendas e programas de atendimento ao cliente. Com o tempo, as experiências de RV se tornarão mais econômicas , o que abrirá as portas para que mais empresas participem da tecnologia. 

Autor: Kimberlee Leonard

Fonte:https://www.business.com/articles/virtual-reality-business-use-cases/

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