8 habilidades de gerenciamento que ajudam você a ter sucesso como gerente de projetos
Os gerentes de projeto têm muitas coisas na mesa para lidar ao longo do dia. Cumprir prazos, agilizar os processos de negócios e gerenciar a equipe são apenas algumas das responsabilidades. Há muitas outras coisas pelas quais os gerentes de projeto precisam passar.
É por isso que os gestores devem ter algumas habilidades de gestão para lidar com esses desafios de forma eficiente. Desenvolver essas habilidades é um processo demorado, onde você as aprende em etapas. Discutiremos essas habilidades e como você pode desenvolvê-las em diferentes fases.
Primeira fase: brainstorming, planejamento e manuseio
Na primeira fase, existem algumas habilidades básicas que você precisa desenvolver. Ele irá ajudá-lo a gerenciar suas tarefas de forma eficiente. Vamos analisá-los muito rapidamente.
1. Brainstorming
A primeira coisa que você precisa fazer é debater as melhores ideias para trazê-las para a mesa. Se você tem um projeto em mãos, deve passar pelas diferentes ideias para prosseguir com ele. Depois de trazer as concepções ideais, você precisa planejar as ideias.
2. Planejamento
Uma das habilidades essenciais que um gerente de projeto precisa ter é o planejamento. Como gerentes, você precisa planejar e organizar coisas diferentes, como:
- Orçamento
- Planejamento para possíveis contingências
- Escopo do projeto
- Cronograma
- Prazo
Normalmente, os gestores podem se valer de diversas ferramentas, como o Projeto Fácil , para lidar com essas coisas.
3. Manuseio
Depois de executar o plano, você precisa lidar com o projeto. As habilidades de manuseio ajudam a garantir que tudo esteja indo de acordo com o processo . Se as coisas começarem a dar errado, você precisa gerenciar as coisas de acordo, tomando as medidas apropriadas.
Segunda Fase: Colaboração
A colaboração é uma habilidade crucial para garantir que não haja problemas de comunicação. Também implica ter as habilidades para construir uma equipe forte.
4. Mentoria
Os gerentes de projeto precisam ter as habilidades e capacidades para treinar e orientar suas equipes . Eles precisam encontrar os pontos fracos dos membros de sua equipe e trabalhar com eles para resolver esses problemas. Os funcionários testemunharão um aumento em sua confiança, tornando-os um ativo valioso para a empresa a longo prazo.
5. Encorajando
Incentivo e motivação são habilidades necessárias para que os gerentes de projeto mantenham o moral de sua equipe. Eles devem fornecer feedback construtivo de uma forma que motive sua equipe. Além disso, os gerentes precisam incentivar sua equipe delegando algumas tarefas significativas.
Terceira fase: gerenciamento
Construir uma equipe forte é vital, mas é igualmente importante que os gerentes saibam como se gerenciam. Por esse motivo, eles precisam ter as seguintes habilidades.
6. Autoavaliação
Os gerentes de projeto precisam começar a gerenciar a si mesmos primeiro para dar o exemplo para sua equipe. Pode parecer fácil, mas requer determinação e trabalho duro. Você deve se autoavaliar em cada ponto em que cometer um erro.
As habilidades de autoavaliação também implicam em ter a capacidade de controlar suas emoções para trabalhar no sentido de alcançar os objetivos. Essas habilidades irão ajudá-lo ao longo do caminho em sua carreira.
7. Gestão do Tempo
O tempo é um recurso escasso e gerenciá-lo da melhor maneira possível é uma habilidade. Os gerentes devem ter a capacidade de criar estratégias para sua equipe e fazer as coisas acontecerem . Eles devem se concentrar em eliminar os hábitos que consomem tempo de sua vida profissional para usar seu tempo de forma eficaz.
O gerenciamento de projetos tem tudo a ver com cumprir prazos e entregar o trabalho no prazo. Portanto, é uma das habilidades mais importantes que você precisa desenvolver. Habilidades de gerenciamento de tempo e autoavaliação ajudam a desenvolver bons traços de caráter em sua vida profissional.
Quarta Fase: Liderar
Por último, mas não menos importante, você alcançará uma alta posição em sua carreira como gerente de projetos. Aqui você precisa desenvolver as habilidades de liderança para liderar sua equipe.
8. Liderança
Você precisará desenvolver as melhores habilidades de liderança para conduzir sua equipe a situações difíceis, reter clientes e trabalhar em muitos outros aspectos.
Mais importante, você precisa ser um bom líder que ajuda e orienta as pessoas que trabalham com eles. Como líder, você precisa combinar suas habilidades técnicas com as colaborativas para se tornar o melhor.
Empacotando
O gerenciamento de projetos é uma carreira muito estável e bem remunerada . Se você puder desenvolver e aprimorar as habilidades que abordamos, você poderá desfrutar de um rápido crescimento em sua carreira. Ele irá ajudá-lo a gerenciar várias operações ao lidar com os membros de sua equipe.
Passar pelas quatro fases estabelecerá uma base sólida para sua carreira. E se você acha que há muitas coisas para lidar simultaneamente, você pode aproveitar os diferentes softwares de gerenciamento de projetos. O Easy Project é uma dessas ferramentas que ajuda a simplificar todo o processo . Tente lidar e planejar tudo para você.
Por: Adela Sykorová
Fonte: easyproject
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