O único verdadeiro fator X da IA: liderança
Plano de liderança pode maximizar benefícios e reduzir os riscos da IA
Se há alguma verdade eterna sobre tecnologias emergentes, é que sempre há opositores. Alguns que ridicularizam o valor da engenhosidade mais recente provam ser prescientes. Outros, nem tanto.
Ken Olson, Presidente, Chairman e fundador da Digital Equipment Corp., disse certa vez: “Não há razão para qualquer pessoa ter um computador em casa”.
Em relação à computação em nuvem, o Presidente e fundador da Oracle, Larry Ellison, reclamou: “Talvez eu seja um idiota, mas não tenho ideia do que as pessoas estão falando. O que é? É um jargão completo. É insano. Quando essa idiotice vai acabar?”
Mais recentemente, o Presidente e fundador da Tesla, Elon Musk, o Cofundador da Apple, Steve Wozniak, e mais de 1.100 pessoas na indústria assinaram uma petição pedindo uma pausa de seis meses no treinamento de sistemas de inteligência artificial para permitir o desenvolvimento de protocolos de segurança compartilhados. Sensato talvez, e talvez não exatamente dizendo ‘não’ [para a IA], mas certamente uma detração notável da IA.
Declaracões importantes
Claro, para cada opositor existe um evangelista. Na frente da inteligência artificial, o fundador da Microsoft, Bill Gates, argumenta que entramos na “Era da IA” acreditando que a IA generativa é “o avanço mais importante na tecnologia desde a interface gráfica do usuário” e “tão fundamental quanto a criação do microprocessador, o computador pessoal, a Internet e o telefone celular”.
Mark Cuban, empresário, proprietário do Dallas Mavericks e um dos investidores “tubarões” do programa Shark Tank, acredita que “os primeiros trilionários do mundo virão de alguém que domina a IA”.
A chave para navegar nesses extremos é colocar as tecnologias emergentes em contexto. A realidade é que o trem da IA está saindo da estação. A questão é: nós como espécie, você como participante votante em uma democracia, um consumidor e um líder de TI queremos/temos que estar nesse trem?
Sem debate: a IA está aqui
Estou convencido de que o trem da IA é aquele que os líderes de TI não só precisam subir, como também deveriam estar no carro da frente. Os CIOs precisam criar um ambiente onde ocorram as conversas certas sobre as perguntas certas, orientando os preparativos para uma economia impulsionada pela IA.
Benedict Evans, Analista de Tecnologia Independente que trabalhou anteriormente com Andreessen Horowitz, criou três maneiras possíveis de pensar sobre a IA no episódio de 27 de março de seu popular podcast, Another Podcast, intitulado “GPT-4 Is Here, Now What?”
A primeira possibilidade é que a IA generativa seja uma daquelas mudanças tecnológicas que ocorrem uma vez por década, semelhantes à chegada da web ou do iPhone. A segunda possibilidade é que estamos testemunhando uma revolução tecnológica a cada 50 anos, semelhante à chegada dos PCs ou dos semicondutores. A terceira categoria de Evans é: “Oh meu Deus, nós acidentalmente inventamos a bomba atômica”. E, a propósito, todos podem montar uma IA generativa – em sua garagem, com ferramentas domésticas usando matérias-primas amplamente disponíveis (ou seja, não urânio) e acessíveis.
O que Evans está dizendo com seu estilo narrativo clássico é que a IA não é uma tecnologia que você deseja deixar de lado e esperar para ver como ela se desenrola.
Você não quer empregar o que Gunpei Yokoi, o inventor do Nintendo Game Boy, chamou de estratégia de “pensamento lateral com tecnologia murcha”. O que Yokoi-san quis dizer com isso é, sempre que possível, alcance os resultados desejados com tecnologias mais antigas, mais baratas e mercantilizadas. Você não pode chegar ao futuro sem IA.
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Dito isso, o Boston Consulting Group e o MIT Sloan Management Review encontraram uma “lacuna entre ambição e execução”, com 84% antecipando que a IA será uma fonte de vantagem competitiva, enquanto apenas 40% têm uma estratégia em torno da IA e cerca de um quarto adotou qualquer IA em seus serviços ou processos.
Os CIOs precisam preparar suas organizações para a próxima era da IA. Eles precisam sinalizar inequivocamente a todas as partes interessadas que a empresa está a bordo do trem da IA. E os CIOs terão que gerenciar os cronogramas de IA: a IA generativa é uma daquelas tecnologias que é, exponencialmente, melhor agora do que há seis meses e provavelmente será, exponencialmente, melhor em 12 meses. O sentimento geral entre os estrategistas de tecnologia é que, se você não informou seu conselho de administração sobre as oportunidades, responsabilidades e liabilities associadas à IA generativa há cerca de seis meses, você está, lamentavelmente, atrasado.
Afinal, mais de um milhão de usuários se inscreveram no ChatGPT cinco dias após o lançamento em 30 de novembro de 2022. Em fevereiro de 2023, o ChatGPT atingiu 100 milhões de usuários. Enquanto isso, as empresas de capital de risco investiram aproximadamente US$ 4,6 bilhões em empresas de IA generativa globalmente no ano passado, acima dos US$ 1,9 bilhão em 2019, de acordo com a PitchBook Data.
Abraçando a liderança em IA
Ainda assim, a IA foi além do fascínio e da especulação; já existem benefícios reais. Economistas do Goldman Sachs concluem que a IA generativa poderia aumentar o crescimento da produtividade do trabalho em quase 1,5 pontos percentuais ao ano, dobrando de fato sua taxa atual, e pesquisas da Microsoft sugerem que os desenvolvedores podem executar tarefas mais de 50% mais rápido ao usar uma IA assistente.
Na prática, porém, cumprir a promessa da IA – sem cair nas armadilhas dela – requer liderança. Os CIOs precisam proceder com cautela, reconhecendo que erros serão cometidos e que haverá surpresas. As iniciativas de IA devem ser revisadas trimestralmente com relação a danos e benefícios. No mínimo, os CIOs devem se familiarizar, assim como a gerência sênior, com o Blueprint for an AI Bill of Rights – um documento da Casa Branca que dita alguns princípios fundamentais no uso de IA para evitar mau uso da tecnologia.
Algumas organizações criaram conselhos consultivos de “ética da IA”, enquanto outras estão pensando em criar uma nova função no C-suite: Diretor de Ética da IA. No mínimo, os CIOs precisam sinalizar que a ética da IA está sendo considerada.
Por Thornton May, CIO
Fonte: itforum
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