O que eu preciso saber antes de criar um aplicativo?
Muito mais do que desenvolver um aplicativo é preciso pensar em alguns passos a serem dados antes e depois.
Talvez você veio até aqui procurando informações técnicas sobre como desenvolver um aplicativo de forma profissional, mas hoje iremos trazer alguns pontos que você precisa saber antes de planejar o desenvolvimento de um aplicativo. “Mas MadeFY, o que eu preciso saber antes de criar um aplicativo?”
O que vamos tratar aqui não é segredo para ninguém. Mas são dicas práticas que podem ser esquecidas quando há muita empolgação em trazer um projeto novo para a sua empresa ou há a pressa de investir em uma solução tecnológica como o desenvolvimento de um aplicativo.
De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Tecnologia da Informação e Comunicação (PNAD Contínua TIC), feita pelo IBGE, o celular está nas mãos de 79,3% da população brasileira acima de 10 anos de idade. E há a estimativa de que 93,2% desses domicílios possuem pelo menos um telefone celular entre o ano de 2018 e 2019.
Ou seja, as empresas têm percebido a necessidade de se relacionar de forma mais online ultimamente. E esse fato pode ter sido, inclusive, acelerado em função de fatores como o isolamento social e a pandemia da Covid-19 no mundo. E para isso podem ser escolhidos diversos meios de manter esse relacionamento ativo: seja por meio de redes sociais, sites ou aplicativos.
Para que eu preciso de um aplicativo?
Um aplicativo profissional é uma excelente maneira de diferenciar seus produtos e serviços e atender melhor os seus consumidores. A principal finalidade de um aplicativo é aperfeiçoar a experiência do seu cliente com a sua marca. Através dele também você terá acesso a alguns dados dos seus consumidores, podendo utilizá-los inclusive para realizar pesquisas de público e satisfação, caso queira.
As funções podem ser diversas e dependerá muito do seu nicho de mercado, variando entre:
- Entrega de produto e serviço;
- Compra de produto ou serviço;
- Streaming;
- Mensagens e relacionamentos;
- Editores;
- Gerenciadores de dados;
- E muitos outros.
O que eu preciso saber antes de criar um aplicativo?
Estruture bem a sua ideia
Qual o diferencial do aplicativo? Qual o valor agregado que esse aplicativo vai entregar ao cliente? Por exemplo, mais tempo, mais economia, mais comodidade, facilidade de pagamento? Em outras palavras, por que as pessoas baixariam o aplicativo da sua empresa?
Não basta pensar apenas em como isso será útil para a sua empresa, mas também em qual será o benefício a ser recebido pelo seu público. Pense a respeito de problemas que o seu aplicativo vai ajudar a resolver. Também converse com a sua equipe, pois um olhar de quem está envolvido no dia a dia da empresa pode ajudar a pensar em pontos estratégicos importantes. Enfim, torne a sua ideia atraente.
Faça um rascunho do layout / design que você imaginou
Não precisa ser um profissional para tentar colocar no papel como nasceu a sua ideia. Afinal, esse vai ser justamente a função do desenvolvedor, mas é importante pensar na interface para que não haja empecilhos durante esse processo, e também para que a equipe de programação consiga visualizar bem como você idealizou seu projeto. Em seguida, pense na experiência do seu cliente e em quantos cliques o consumidor dará dentro da sua plataforma. Não se esqueça de focar em uma experiência descomplicada e com poucos cliques.
Pesquise as ideias da concorrência
Pesquisar não é copiar, mas é entender aquilo que já funciona, compreender o que o seu público procura para aprimorar a sua ideia. Essa fase é muito importante principalmente para conhecer os pontos fortes e pontos fracos do seu produto / serviço. Além de delimitar aquilo que deve e o que não deve conter, de jeito nenhum, no seu projeto. Não queira ser apenas mais um aplicativo no mundo da internet, procure se destacar.
Procure uma empresa qualificada
Não é novidade que apenas uma empresa qualificada poderá tornar o seu aplicativo uma realidade para a sua empresa. Na etapa de tirar as suas ideias do papel é importante confiar em uma empresa que tenha profissionais qualificados e experiência comprovada de mercado.
Pois, somente alguém da área de TI poderá te informar qual a linguagem de programação mais adequada, as versões corretas do seu sistema operacional, elaborar um UX Design atrativo, o back-end e front-end, bem como determinar o desempenho do seu aplicativo com o decorrer da etapa da de desenvolvimento. Ao definir qual será a empresa, delimite também fases de teste para se certificar de prover uma boa experiência aos usuários.
Pense na divulgação do seu aplicativo
A divulgação será feita de forma online ou offline? Via redes sociais ou panfletos na sua empresa? Você contará com o apoio de marcas parceiras? Oferecerá algum brinde, bônus ou desconto a quem baixar o seu aplicativo? O primeiro contato precisa ser marcante para que a experiência se repita posteriormente.
Muitos negócios estão optando pela criação de um aplicativo e também manter um site ativo, oferecendo via app uma oportunidade única de compra e acesso a conteúdos exclusivos.
Pense em como irá dar manutenção à sua plataforma
A etapa de desenvolvimento envolve investimentos e custos extras, mas é preciso pensar em como manter o seu aplicativo ativo e preparado para possíveis mudanças de cenário. Então, você pode considerar manter um profissional de TI na sua equipe ou solicitar um Outsourcing de TI sempre que necessário. A ideia é que você preveja esse projeto como um projeto de manutenção a longo prazo, a fim de aprimorá-lo cada vez mais.
Precisa de um orçamento para desenvolver seu aplicativo? Clique aqui e fale agora conosco! A MadeFY leva o melhor da tecnologia à varias empresas do Brasil e do mundo. Afinal, a distância não impede os nossos resultados excepcionais!
Precisa de um profissional de TI? Conheça também o nosso serviço de Outsourcing TI e tenha alguém disposto a te ajudar com muito profissionalismo, de onde você estiver.