O que significa DevOps? Como utilizar?
Entenda mais sobre a metodologia e como ela pode ajudar a sua empresa.
DevOps: uma sigla tão pequena e que se popularizou recentemente sendo conhecida ao redor de todo o globo. O significado da sigla, ao pé da letra, é a junção das palavras “desenvolvimento” e “operações”, em inglês. Mas, afinal, o que significa DevOps? Como as técnicas dessa metodologia auxiliam diariamente diversas empresas?
A metodologia DevOps nada mais é do que a utilização de técnicas de produtividade para melhorar a eficiência de entrega do seu serviço ou produto. Ou seja, se anteriormente no processo de produção tradicional era preciso seguir várias etapas de teste para somente depois aplicar a atualização nos softwares, com a metodologia DevOps as atualizações são feitas de modo simultâneo. Assim, você antecipa problemas de experiência do usuário e melhora a satisfação do cliente.
Isto é, com o DevOps, a intenção é manter-se competitivo no mercado, com uma entrega contínua de resultados e aprimoramento dos seus recursos de modo antecipado. Certamente, ao melhorar o processo de desenvolvimento de softwares e ao automatizar funções na sua empresa, as respostas à sua entrega também devem melhorar. Por isso, a implantação de DevOps é tão positiva na maioria das empresas.
Sem dúvidas, essa é uma tentativa de reinventar os serviços de TI, tornando-os mais ágeis e responsivos às necessidades do mercado. Por isso é tão importante que você saiba o que significa DevOps e como utilizar a metodologia. Pois, além de manter a alta qualidade do trabalho da sua equipe, você acelera o tempo entre desenvolvimento e implantação.
Como a metodologia DevOps ajuda a minha empresa na prática?
A implantação de DevOps na sua empresa prevê uma série de mudanças práticas a fim de acelerar esses processos. As ideias podem variar desde automatização de tarefas repetitivas, atualizações de recursos de softwares, reparo de bugs, e muito mais. É bom lembrar que isso muda de empresa para empresa, pois é preciso conhecer os processos internos para definir quais medidas tomar. Outro ponto importante é que o DevOps deve ser constante, mesmo após sua implantação deve guiar o novo estilo de trabalho da sua equipe.
Isto é, será preciso alterar os sistemas de modo mais frequente, manter os códigos e funcionalidades de seu software constantemente ativos e atualizados. E quando dizemos “de modo mais frequente” é necessário entender que para manter-se à frente da concorrência os seus processos precisam ser mais rápidos e contínuos.
Ou seja, os bugs precisam ser corrigidos o quanto antes, você pode prever novas funcionalidades que sejam do interesse do seu público, aumentar a resposta entre empresa e usuário e, assim, diminuir as lacunas de comunicação e desenvolvimento. Ou seja, é um processo constante de reduzir o tempo de entrega e acelerar o processo de desenvolvimento simultaneamente. Assim, todas as medidas necessárias para atingir o objetivo de satisfação do usuário devem ser tomadas antes mesmo que ele perceba que precisa delas.
O que a metodologia DevOps faz?
Em outras palavras, a metodologia implanta novas práticas de trabalho que visam reduzir riscos e acelerar alguns processos cotidianos da sua empresa. Ou seja, saber o que significa DevOps é compreender melhor os seus sistemas e aprimorar a execução de tarefas com eficiência e rapidez. Por exemplo:
- Otimização de tarefas;
- Gestão de testes contínuos de desempenho;
- Automação e monitoramento de infraestrutura;
- Integração de API’s;
- Implantação de microsserviços;
- Criação de novas práticas de segurança;
- Desenvolvimento de plug-ins;
- Gerenciamento de versões de software;
- E muito mais.
3 dicas para potencializar seus resultados com DevOps:
- Mantenha continuidade entre testes e implantação;
- Dê prioridade a atualizações menores e mais rápidas;
- Automatize tarefas repetitivas e mais longas.
8 Vantagens de utilizar DevOps:
- Mais liberdade e inovação aos processos de desenvolvimento, que precisam sempre se reinventar;
- Recuperação de falhas e prevenção de erros em menor tempo;
- Entrega de software acelerada;
- Diminuição do ciclo de desenvolvimento e lançamento de software;
- Investimento em comunicação entre equipes;
- Controle sobre ambiente operacional;
- Manutenção de segurança de software;
- Aprimoramento de códigos.
Para finalizar, confira 3 perguntas para questionar se seus processos são eficientes:
- Quais estratégias eu uso para aperfeiçoar a entrega do meu serviço ou produto?
- Quais processos corporativos precisam ser implementados para atender às minhas necessidades?
- Como eu pretendo oferecer manutenção contínua ao front-end e back-end?
Agora que você já sabe o que significa DevOps e como utilizar essa metodologia na sua empresa, é preciso dar mais um passo em direção à inovação tecnológica. Afinal, criar uma estrutura específica para os seus negócios envolve o trabalho de profissionais que podem te ajudar desde o projeto até a implantação e manutenção do DevOps. Por isso, a MadeFY atua com experiência e muito profissionalismo para te deixar no comando da tecnologia!
Confie em nossos profissionais que vão compreender a sua realidade empresarial e propor mudanças práticas significativas com base no que você precisa. A MadeFY te atende de qualquer parte do Brasil e do mundo para que sua equipe esteja alinhada em fazer os seus negócios crescerem. Assim, nós treinamos o seu time de TI e oferecemos suporte para assegurar a aplicação de uma metodologia DevOps eficiente.
Fale agora com a MadeFY e peça seu orçamento para mudar os próximos passos da sua empresa!