Anatel publica normas para uso de redes privadas no 5G
Interessados em utilizar faixas para uso privativo podem solicitar autorização seguindo as condições estabelecidas
A Anatel aprovou e publicou recentemente três normas com requisitos técnicos operacionais para a implementação de redes privativas de baixa potência.
Na prática a agência reguladora do setor de telecomunicações abre caminho para uma das possiblidades mais aguardadas pelas empresas para o 5G.
O primeiro ato trata dos requisitos técnicos para a faixa de 3.700 a 3.800 MHz por estações de serviços terrestres de baixa potência. O segundo estabelece requisitos para a subfaixa de 27,5 a 27,9 GHz por estações dos serviços Limitado Privado, de Comunicação Multimídia, Móvel Pessoal e Telefônico Fixo Comutado. Os documentos foram publicados no Diário Oficial da União na última quinta-feira (29).
Leia mais: Adoção de soluções digitais pode aumentar receitas em até 25%
A faixa entre 3.700 e 3.800 MHz está entre as que podem ser utilizadas pelas redes privativas no 5G. São considerados serviço de telecomunicações de interesse restrito e devem ser usadas principalmente em soluções corporativas, incluindo automação industrial, entre outras.
Segundo a Anatel, aplicações em plantas industriais de diversas empresas foram testadas de forma experimental, com êxito, nessas faixas.
Agora, com a vigência desses atos, interessados em utilizar as faixas para uso privativo podem solicitar a autorização seguindo regras estabelecidas nesses atos normativos.
Por Redação
Fonte: itforum
Conheça nossos serviços e soluções de TI para seu negócio Clique aqui