Anatel publica normas para uso de redes privadas no 5G

Postado em 05 de julho 2022

Interessados em utilizar faixas para uso privativo podem solicitar autorização seguindo as condições estabelecidas

Anatel aprovou e publicou recentemente três normas com requisitos técnicos operacionais para a implementação de redes privativas de baixa potência.

Na prática a agência reguladora do setor de telecomunicações abre caminho para uma das possiblidades mais aguardadas pelas empresas para o 5G.

O primeiro ato trata dos requisitos técnicos para a faixa de 3.700 a 3.800 MHz por estações de serviços terrestres de baixa potência. O segundo estabelece requisitos para a subfaixa de 27,5 a 27,9 GHz por estações dos serviços Limitado Privado, de Comunicação Multimídia, Móvel Pessoal e Telefônico Fixo Comutado. Os documentos foram publicados no Diário Oficial da União na última quinta-feira (29).

Leia mais: Adoção de soluções digitais pode aumentar receitas em até 25%

A faixa entre 3.700 e 3.800 MHz está entre as que podem ser utilizadas pelas redes privativas no 5G. São considerados serviço de telecomunicações de interesse restrito e devem ser usadas principalmente em soluções corporativas, incluindo automação industrial, entre outras. 

Segundo a Anatel, aplicações em plantas industriais de diversas empresas foram testadas de forma experimental, com êxito, nessas faixas.

Agora, com a vigência desses atos, interessados em utilizar as faixas para uso privativo podem solicitar a autorização seguindo regras estabelecidas nesses atos normativos.

Por Redação

Fonte: itforum

MadeFY

Conheça nossos serviços e soluções de TI para seu negócio Clique aqui

Copyright © 2024 MadeFY - Desenvolvimento de softwares, aplicativos e sites. Política e Privacidade Todos os direitos reservados.