Feedbacks é ferramenta importante para retenção de talentos, aponta estudo
Estudo da IT Mídia com profissionais de tecnologia mostra índices de satisfação mais altos entre aqueles que recebem mais feedbacks.
Em meio ao cenário global de escassez de talentos, realizar reuniões de feedback frequentes com seus colaboradores de tecnologia pode ser uma estratégia eficiente para a retenção de talentos. Isso é o que aponta o ‘Diagnóstico comportamental dos profissionais de TI’, levantamento realizado pela divisão de estudos da IT Mídia com 445 profissionais de diferentes faixas etárias e níveis de atuação – de estagiários a diretores de TI.
“Por mais que não pareça ser um tema tão importante, os números mostram que é um fator determinante para a satisfação e engajamento dos profissionais dentro da empresa”, pontua Pedro Hagge, gerente de estudos da IT Mídia, sobre as descobertas do estudo em relação à prática do feedback.
Pesquisa
Dados da pesquisa mostram que menos de um terço (31%) dos respondentes recebem com frequência. Questionados sobre qual a frequência que gostariam de receber devolutivas de desempenho de seus gestores, 70% dos respondentes afirmou que mensalmente ou trimestralmente seriam frequências ideais. “Existe uma expectativa desses profissionais que não está alinhada com o que eles têm recebido e com a prática dos gestores”, explica Hagge.
A pesquisa também aponta uma correlação direta entre a frequência de feedbacks e o grau de satisfação com a empresa ou gestor. No total, 46% dos profissionais que ‘raramente’ recebem feedback dizem que seu chefe está apenas ‘sentado na cadeira’, o que revela uma baixa satisfação com seu líder. “Além disso, 60% dos que dizem que ‘raramente’ recebem feedback afirmam estarem buscando mudar de empresa, principalmente os analistas e coordenadores”, diz o gerente de estudos da IT Mídia.
Na outra ponta, aqueles que passam por avaliações mais frequentes, mostram um grau de satisfação maior. Dos respondentes que dizem receber feedback de forma frequente, 73% se afirmam estar ‘felizes e engajados’ em suas posições. “Para mim, fica muito claro que esse é um ponto que faz o profissional estar mais empenhado e engajado com a empresa”, finaliza Hagge.
O desafio da retenção
Além de investigar a importância do feedback para colaboradores de áreas de TI, o estudo da IT Mídia também questionou os participantes sobre o nível de satisfação geral com seus empregos. Na mostra geral, 65% dos profissionais dizem estar satisfeitos e não terem a intenção de trocar de emprego.
O cenário, no entanto, é diferente quando explorada apenas a faixa entre 25 e 30 anos: entre esses profissionais, 55% busca um novo emprego. “Os profissionais dessa faixa etária são justamente os que estão em transição de carreira, buscando senioridade e mais responsabilidades”, alerta Hagge.
Outra caracterísitca importante desta faixa específica é o fato de que a remuneração é um fator importante para a tomada de decisão sobre trocar ou não de emprego. Entre trabalhadores mais jovens (menos de 25 anos) e mais maduros (mais de 40 anos), os maiores motivadores são outros: reconhecimento e responsabilidades.
“Esses profissionais são o que vão movimentar o leilão. Em uma oferta de emprego com remuneração superior, a probabilidade dele trocar de emprego é grande. O que motiva esse profissional nesse momento da carreira é o salário”, encerra o gerente de pesquisa.
Por Redação, IT Mídia
Fonte: itforum
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