Outsourcing de TI – Vale a pena?

Postado em 29 de janeiro 2022

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O que é outsourcing de TI?

O serviço de Outsourcing de TI é basicamente, a terceirização de profissionais da área que possam atender as demandas tecnológicas da sua empresa. Este serviço pode ser fornecido sob demanda ou in loco, de acordo com as necessidades da empresa. Ou seja, ao contratar um profissional de TI através do serviço de Outsourcing você pode obter resultados mais rápidos e também reduzir riscos.

Desafios das atuais empresas

  • Automatizar processos
  • Melhorar a experiência do usuário
  • Acompanhar métricas
  • Superar mudanças de cenário
  • Velocidade para implantação de novas tecnologias
  • Transformação Digital
  • Acompanhar tendências de mercado
  • Mão de obra especializada

Motivos para outsourcing de TI

As dores dos negócios que necessitam de terceirização de TI esbarram nas vantagens a serem descritas abaixo, indo desde a redução de gastos até foco nas metas do negócio.  

Será que o Outsourcing de TI vale a pena?

1- Custo-benefício

A procura por soluções mais baratas e tão boas quanto as “top de linha” é um movimento natural. Afinal, a sensação de prazer e recompensa satisfaz o nosso cérebro quando atingimos essa conquista. Mas não só de prazer se trata a busca pelo melhor custo-benefício.

Ele diz respeito também a qualidade daquilo que se adquire, e o preço reduzido se encaixa como uma espécie de “plus”. Assim, o outsourcing de TI une o menor custo com o melhor benefício, uma vez que as equipes dedicadas terceirizadas possuem a mesma qualidade que um time próprio.

O diferencial do outsourcing de TI está no know-how, visto que os profissionais que compõem essas equipes são altamente qualificados e eficientes. Ademais, esse processo acaba por sair mais em conta do que pesquisar os profissionais que melhor se encaixam nas necessidades do seu negócio e iniciar um longo e maçante processo seletivo — e ainda correr o risco de não formar a equipe corretamente.

Além disso, contratar os próprios profissionais de TI pesam mais ao bolso, sendo que a média salarial do profissional de TI é de 10 mil reais e que o volume de profissionais qualificados no mercado é baixo — o Brasil forma 46 mil pessoas anualmente, segundo a Brasscom, sendo que a TI demanda 70 mil profissionais ao ano.

2- Determinação no Core Business e na produtividade

Dentre tantas demandas que envolvem o gerenciamento dos negócios, a transformação digital, serviços de infraestrutura e desenvolvimento de softwares não devem ser uma árdua preocupação, pois a atividade principal deve estar sempre em foco. Assim, é mais eficiente direcionar outros responsáveis para as ações de forma que resolvam o problema sem demandar muita atenção dos C-levels.

Afinal, o negócio depende da atividade-fim para que se sustente e a terceirização de TI pode economizar esse tempo de gerenciamento e abrir espaço para outras prioridades.

3- Agilidade

Os times de desenvolvimento estão debruçados no manifesto ágil e trabalham com metodologias que tornam as atividades cada vez mais ágeis O scrum é uma delas, na qual consiste no levantamento de tarefas no backlog e são dadas as largadas para os sprints até que o produto final seja desenvolvido. O objetivo é que tudo seja resolvido em poucas semanas.

4- Personalização

Visto que as equipes de outsourcing de TI existem para suprir as demandas e necessidades dos seus clientes, o produto final é altamente personalizável de acordo com a preferência da contratante, principalmente para o desenvolvimento de softwares e de aplicativos, uma vez que a equipe dedicada seguirá o escopo definido pela empresa que a contratou.

5- Segurança

Por se tratarem de equipes remotas, os times de outsourcing de TI devem garantir a total segurança e controle dos dados e das informações, uma vez que estão externos e que a LGPD exige a proteção de dados. Dessa forma, cada empresa de terceirização de TI trabalhará com metodologias que solucionem essa questão. Dessa forma, é imprescindível que você procure entender como funciona a segurança da empresa antes de contratá-la!

Por Taysa Bocard

Fonte: Usemobile

Como o outsourcing de TI pode ajudar a minha empresa?

O serviço de Outsourcing vai te ajudar a economizar tempo e economizar gastos, esses são os dois grandes benefícios. Além disso, com alguém da área resolvendo os problemas do dia a dia, você terá resultados mais rápidos e de qualidade superior. Afinal, um profissional de TI consegue oferecer soluções práticas em muito menos tempo do que alguém da sua empresa. 

Muitos negócios precisam de soluções urgentes e eficientes e recorrem ao Outsourcing de TI para deixar suas equipes totalmente focadas na parte de vendas e estratégias, isso pode evitar danos financeiros a muitas empresas, especialmente em épocas de crise. 

Além disso, tendo um profissional capacitado de TI na sua equipe, a sua empresa pode manter a vantagem competitiva no mercado. Assim, você terá alguém sempre atualizado sobre as últimas tendências tecnológicas e poderá desenvolver novas estratégias. 

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