Por que criar um site é o primeiro passo do seu negócio?

Postado em 10 de novembro 2021

Por que criar um site é o primeiro passo do seu negócio?

Entenda porque criar um site deve ser o pontapé inicial dos seus negócios

Você criou um novo negócio e não sabe por onde começar. Fique tranquilo porque nós te entendemos! Afinal, são muitas estratégias e passos para seguir a partir de agora. Então, por onde começar? Neste blog, você vai entender porque criar um site é o primeiro passo do seu negócio.

Ter um site próprio hoje em dia é questão de NECESSIDADE, e se a sua empresa não tem um ainda é hora de pensar suas prioridades. Um site é um canal central de relacionamento e construção de confiança com o seu público. Por mais que atualmente as redes sociais tenham um boom de crescimento, o primeiro lugar onde o seu público pesquisa é o Google. Ou então, quando há alguma dúvida ou necessidade de contato com a marca, o site sempre será o seu canal oficial nestes casos.

Mas e quando uma empresa não tem um site?

Basicamente, ela acaba perdendo inúmeras oportunidades de venda, tanto para seu público quanto para novos clientes em potencial. Até porque em todos os outros canais de venda você pode direcioná-los para acessarem o seu site. Mas quando não existe um site o contato com o público fica limitado durante a sua jornada de compra.

Uma empresa que não tem site pode despertar dúvidas se é mesmo confiável, não passa tanta credibilidade. Além de não ser encontrada por novas pessoas que acessam outras plataformas ou fazem buscas no Google.

A jornada de compra atualmente passa por alguns passos como:

Ilustração de jornada de compra a partir do site
  1. A pessoa sente interesse em comprar algum produto e, então, faz uma busca na internet;
  2. Visita o site de várias empresas e compara as vantagens de compra;
  3. Caso a compra ou contato com a empresa não seja feito logo após, depois de alguns dias o interesse surge novamente;
  4. Nesta etapa, algumas empresas usam a estratégia de remarketing, que é exibir anúncios a esse usuário para levá-la novamente ao site;
  5. O usuário esclarece todas as dúvidas e condições de compra;
  6. Então, a compra ou o contato com a empresa é feita. Isso pode ser tanto online quanto presencialmente, no caso de uma loja física.

E se você ainda não se convenceu do porquê ter um site, aqui vão alguns dados importantes sobre a internet:

  • A internet tem 4,66 bilhões de usuários ativos. (Fonte: Statista)
  • A média de tempo dos usuários na internet é de 6 horas e 43 minutos por dia. (Fonte: We Are Social Global Digital Report 2020)
  • Existem 1,82 bilhões de sites. (Fonte: Internet Live Stats)
  • 68% de todo o tráfego do site vem de mecanismos de busca, como o Google. (Fonte: Smart Insights)
  • O Google recebe cerca de 7 bilhões de consultas diariamente. (Fonte: Internet Live Stats)
  • 47% de todas as compras são feitas online. (Fonte: Think with Google)

Vantagens diretas de ter um site próprio:

  • Totalmente personalizado, com a oportunidade de um bom posicionamento online e de acordo com as necessidades do seu negócio.
  • Seu site é acessível para seus clientes 24h por dia.
  • Sua empresa passa a ser encontrada no Google e pode ser contatada com mais facilidade.
  • Mais credibilidade (provando que sua marca é reconhecida, profissional e competitiva no mercado).
  • Oferece dados em tempo real para impulsionar seus investimentos.
  • Custo de investimento acessível com retorno comprovado.
  • Excelente ferramenta para aliar a demais estratégias de negócio, como captar novos clientes, expandir a visibilidade de marca, etc.

Quais são os fatores importantes na criação de um site?

Pronto! Agora que você já está convencido a ter um site próprio, é importante prestar atenção em alguns fatores para ter uma boa solução tecnológica. Como, por exemplo: design personalizado, otimização SEO, velocidade de carregamento da página, experiência intuitiva do cliente, imagens com boa resolução e atualização constante.

Por isso, é importante ter muito cuidado na hora do desenvolvimento e programação. Porque essa é a soma de fatores que vão contribuir para o sucesso do seu site. O processo de desenvolvimento web vai muito além de apenas programar códigos, mas é totalmente focado na experiência do cliente (UX Design). Ou seja, seu site deve ser feito sob medida e planejado para alcançar as principais metas da sua empresa.

Portanto, garanta que ao desenvolver o seu site, a sua equipe possa continuar melhorando essa solução. Agora que você já sabe porque criar um site é o primeiro passo do seu negócio atualize sempre que possível, invista no planejamento de conteúdos, mantenha o layout responsivo a diferentes tipos de tela. Afinal, essa é a sua nova vitrine!

Depois disso, podemos concluir que criar um site é o primeiro (e melhor) passo do seu negócio! E você? Está procurando uma equipe de TI qualificada para desenvolver o seu site? A MadeFY pode te atender de qualquer lugar do Brasil. 

Estamos sempre dispostos a lidar com as melhores tecnologias na programação e desenvolvimento, além de testar soluções e capacitar a sua equipe. Se você quer um site de qualidade e começar a sua jornada online do jeito certo, fale agora conosco!

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