Quer uma boa experiência com o Windows? Concentre-se primeiro no hardware
Há uma variedade de versões do Windows 10 e 11 disponíveis, e escolher a certa depende de suas necessidades de segurança. Mas primeiro, não economize
Recentemente, alguém me perguntou qual versão do Windows eu recomendo implantar em um sistema. Eles apontaram para as várias versões do Windows disponíveis, incluindo Enterprise SKUs, Windows 10 Professional e Windows 10 Home. Para a maioria das pequenas e médias empresas (SMBs) e usuários domésticos, recomendo o Windows 10 ou 11 Professional — para o qual você pode migrar mesmo se comprar inicialmente o Windows 10 ou 11 Home. O Professional oferece mais controle sobre as atualizações e expõe as políticas de grupo locais para que você possa controlar mais itens no sistema operacional.
Outro ponto importante é certificar-se de que o computador que você compra possui hardware adequado. Em particular, isso significa ter uma unidade de estado sólido (SSD).
Outro dia, ajudei alguém a configurar um novo PC com Windows 11 e percebi novamente o quão importante é ter um SSD. Após a inicialização, o disco rígido mecânico do PC foi atrelado a 100% de uso do disco e o sistema ficou basicamente inutilizável. Abri o Gerenciador de Dispositivos e confirmei minha suspeita: a unidade não era um SSD. Deixei o sistema parado por um tempo — muito tempo — até que a utilização do disco fosse razoável. Embora o laptop tivesse RAM suficiente, ele claramente não tinha o disco rígido apropriado para o Windows 11 (ou mesmo o Windows 10).
Outro problema ao comprar PCs agora envolve restrições da cadeia de suprimentos; algumas empresas estão tendo que comprar hardware com qualquer versão do Windows e depois atualizar.
Veja também: Máquinas Virtuais
Provavelmente, você encontrará apenas sistemas com Windows 11 Home, não Windows 10, nas lojas. Embora o Windows 11 continue sendo um trabalho em andamento, ele pode ser domado com o uso de ferramentas de terceiros, como o Start11, que reverte o sistema de menus para o que é no Windows 10. Se você decidir manter o sistema de menus centralizado do Windows 11, esteja ciente de que a Microsoft está fazendo mais alterações no sistema do Menu Iniciar e no Gerenciador de Tarefas em resposta aos comentários dos usuários. Depois de comprar o Windows 11 Home, você pode comprar facilmente uma atualização para o Windows 11 Professional, o que torna mais fácil adiar lançamentos de recursos, pausar atualizações e definir configurações de atualização do que ter que usar chaves de registro ou outras soluções alternativas.
Se você estiver implantando o Windows 11 como um SMB ou para um escritório doméstico, poderá ter problemas com hardware mais antigo, como dispositivos NAS domésticos que dependem do compartilhamento de arquivos SMB versão 1. No futuro, o Windows 11 será fornecido com o SMBv1 desabilitado, o que significa que você pode precisar descartar seus dispositivos NAS antigos – e provavelmente agora sem suporte – ou encontrar uma maneira de habilitar o SMBv2 ou SMBv3 para continuar a usá-los. Meu conselho: encontre um fórum da comunidade para seu dispositivo NAS e você deverá obter conselhos do mundo real sobre se é melhor aposentar o sistema antigo ou removê-lo de sua rede.
Se você é uma pequena empresa com 300 usuários ou menos e precisa de uma licença para um pacote do Office, sugiro que procure o Microsoft Business Premium. Inclui a versão mais recente do e-mail hospedado no Office e, mais importante, várias ferramentas para permitir proteção e suporte adicionais. Em particular, inclui o Azure AD p1, que permite configurar o acesso condicional com base no estado do dispositivo ou local e grupo. (Isso é útil para definir políticas de autenticação multifator que são ativadas quando alguém faz login de um local arriscado ou executa ações arriscadas.) E inclui Defender for Business, uma ferramenta de detecção e correção de endpoints que se expande no antivírus Microsoft Defender; na verdade, ele rastreia as ações em uma estação de trabalho e envia alertas sobre qualquer atividade maliciosa.
Além disso, ele também oferece tarefas acionáveis para aumentar a segurança da rede, como garantir que o software de terceiros na minha rede seja corrigido e as regras de Redução da superfície de ataque (ASR) sejam habilitadas. Os ASRs podem fornecer proteção adicional para uma rede, tornando seu sistema mais resiliente a ataques. Se você for uma empresa com mais de 300 usuários, a Microsoft oferece duas licenças corporativas adicionais, uma E3 ou uma E5. Essas versões oferecem ainda mais recursos de segurança. Você pode comprar a licença do sistema operacional sozinha ou combiná-la com o pacote de licenciamento do Microsoft 365 para proteção adicional para o Office.
Para reiterar: escolher a melhor versão do Windows dependerá de quais recursos de segurança adicionais você deseja. Geralmente, é fácil atualizar ou fazer downgrade para uma versão do Windows que melhor atenda às suas necessidades depois de instalar o hardware. Mas nem sempre é tão fácil atualizar o hardware, e comprar o laptop ou PC errado pode prendê-lo a uma experiência de computação insatisfatória. Portanto, antes de se preocupar muito com qual versão do Windows você precisa, opte pelo melhor hardware que puder obter. Então você estará bem preparado para executar qualquer versão do Windows 10 ou 11 que desejar.
Por Susan Bradley, Computerworld
Fonte: itforum e ComputerWorLd
Conheça nossos serviços e soluções de TI para seu negócio Clique aqui