Vendas: Saldão, Cyber Monday, Natal e Copa. Prepare-se para as vendas no fim do ano

Postado em 29 de novembro 2022

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Fim de ano está chegando e com ele, a temporada de compras. Depois da Black Friday, o varejo permanece aquecido, principalmente em datas especiais, como o saldão, a Cyber Monday, o Natal e o mundial de futebol. De um lado, temos os consumidores, que estão otimistas. De outro, os pequenos e médios varejistas que esperam o crescimento no faturamento durante esse período.

Uma pesquisa realizada pelo Google com a Ipsos mostrou que, nesta temporada, as pessoas estão abertas para o novo: 75% consideram comprar em lojas ou sites em que nunca compraram antes. Por isso, essa é uma oportunidade para as marcas se posicionarem e garantirem a aquisição e fidelização de clientes.

Quer saber como? A seguir, trazemos algumas dicas para planejar suas estratégias para alavancar as vendas no fim de ano e entrar em 2023 com saldo positivo.

Marque gol da Black Friday ao Natal

A cada quatro anos, o mundial de futebol masculino tem um papel importante em potencializar o consumo. Em 2022, isso é ainda mais significativo, já que ele começa na Black Friday e vai até 18 de dezembro, uma semana antes do Natal. Ou seja, além de ser uma oportunidade para conquistar o hexa (e fazer o país mais feliz), o campeonato vai conectar dois grandes eventos sazonais do varejo.

Depois de dois anos tão complexos, o entusiasmo, com encontros, torcida e comemoração, gerado pelo mundial aumenta ainda mais a esperança e abertura dos consumidores brasileiros. Tanto que 62% afirmam pretender gastar até R$ 500 em compras relacionadas ao campeonato.

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Mesmo que o bolso esteja apertado, essa é uma boa oportunidade para estimular a demanda e se conectar com os consumidores. Setores como alimentos, bebidas, TVs, moda e roupas esportivas costumam ter mais buscas durante a competição. Quando ela acabar, a busca deve se concentrar em celulares, automotivos, limpeza, computadores, utilidades domésticas e decoração.

Se posicione

O que com certeza vai ajudar a contar pontos nesta corrida durante a temporada de fim de ano é saber se posicionar. Seja qual for a estratégia, é preciso focar em mais eficiência e cobertura. Ou seja, em campanhas que aumentem a captação e que ampliem também o uso de canais alternativos para expandir a consideração de marca.

As ferramentas do Google podem ajudar nesse posicionamento a partir de três focos:

  • Liderança: domine a categoria e veicule um anúncio no maior número de pesquisas possível.
  • Competitividade: seja competitivo, aparecendo em pelo menos metade das pesquisas de categorias relevantes.
  • Participação: capture algumas das oportunidades da categoria, aparecendo para possíveis consumidores em momentos estratégicos.

Instigue a inteligência

Comprar barato não é a única coisa que atrai os consumidores. Além dos descontos, identificamos dois eixos que podem impulsionar as compras. Eles têm a ver com a intensidade emocional e sensação de recompensa que comprar traz para as pessoas.

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A grande maioria das pessoas tem apetite para consumir, mas, cada vez mais, quer fazê-lo de forma mais racional. Estamos falando daquela compra para a qual você pesquisou, comparou, e que deu certo. É importante convidar o consumidor a se apropriar da tecnologia e da informação para orientar suas escolhas e estratégias de compra. Destacamos esse comportamento porque é aqui que sua marca deve maximizar oportunidades com promoções e ofertas, de forma que o cliente possa ter a sensação de ter feito um bom negócio.

Lembre: o consumidor está em todo lugar

Na hora de focar no offline ou no online, não tenha dúvidas de que saber maximizar as vendas por meio de diferentes canais e dispositivos nesta temporada de festas de fim de ano fará toda a diferença.

Cada vez mais, as pessoas realizam jornadas de consumo não lineares, com diversas interações, o que exige que estejamos em todos os lugares também. Os consumidores recorrem ao Google não só para o que querem comprar online como também para encontrar o que precisam nas proximidades de sua região.

O crescimento de vendas nas lojas físicas aumenta principalmente após a Black Friday, e é a isso que você deve estar atento, usando ferramentas como Perfil da Empresa para mostrar o seu diferencial.

Não desligue suas campanhas de vendas

É muito importante manter as campanhas ligadas durante toda a temporada de compras. Acompanhar a demanda dos consumidores ajuda a pensar anúncios que sejam realmente relevantes para eles. Seja com preços promocionais, seja com frete rápido e gratuito, seja com opções de devolução e reembolso, cada campanha local que interprete e implemente as buscas e desejos de seus clientes tem grande chance de apresentar bons resultados.

Bruna Zocolaro

Fonte: Think With Google

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