Vale a pena terceirizar o serviço de TI?

Postado em 03 de novembro 2021

Vale a pena terceirizar o serviço de TI

Descubra quais são as vantagens da terceirização com o Outsourcing de TI.

Uma das principais dúvidas que respondemos com frequência é: vale a pena terceirizar o serviço de TI? E a resposta é: depende. Isso porque essa resposta envolve muitas nuances e particularidades de cada empresa. Mas o que podemos te dizer é que: sim, geralmente vale a pena e vamos te explicar o porquê.

Tanto pequenas quanto grandes empresas têm desafios quanto à gestão de equipes. Quando se trata de uma equipe de TI isso pode ser ainda mais desafiador se o seu segmento de mercado não envolver a tecnologia. Além disso, outros fatores podem aumentar essa dificuldade como a manutenção de custos, gerenciamento e a qualidade do serviço prestado, entre outros.

E se anteriormente algumas pessoas entendiam que era primordial ter um funcionário in loco na empresa, com a chegada da pandemia isso mudou. Diversos modelos de trabalho foram modificados para o home office e a tendência é que continuem a crescer nos próximos anos, incluindo mais modelos híbridos. Pois descobrimos que as tecnologias proporcionam novos pontos de contato e são ótimas aliadas na rotina das empresas.

Por que vale a pena terceirizar o serviço de TI?

Primeiramente, vale demarcar que quando falamos de terceirização do serviço de TI nos referimos ao Outsourcing de TI, sendo este o nome mais técnico. Assim, com o Outsourcing de TI, a empresa obtém uma relação custo-benefício exclusiva. Isto é, reduz custos e mantém, ou até mesmo melhora, a qualidade do serviço.

Por isso, além de não gerar altos investimentos em manter a sua própria equipe de TI, você pode ter o serviço de profissionais igualmente qualificados. Outro ponto favorável é que o modelo de prestação de serviços pode ser definido juntamente com a empresa. Estes geralmente são: modelo de preço fixo, modelo de tempo e material, modelo de modo misto, modelo de equipe. Para saber mais sobre eles, clique aqui.

Um profissional terceirizado estará à disposição de modo remoto ou presencial, conforme combinado, para auxiliar a sua empresa em diversas demandas tecnológicas. Tais como: banco de dados, Cloud e DevOps, desenvolvimento de softwares, aplicativos e API’s, entre outras. É importante lembrar que todos estes termos são previamente definidos em contrato, então, não se preocupe!

Ou seja, tanto um profissional como uma equipe terceirizada de TI, podem te auxiliar a competir diretamente com o mercado. Afinal, você terá sempre o melhor da tecnologia, com as melhores atualizações à disposição. Além de manter suas informações mais seguras (back-ups, VPN, proteção firewall, monitoramento de rede) e pensar como novas tecnologias viabilizam alcançar as estratégias da sua empresa.

As tarefas de uma equipe de TI geralmente requerem muitas etapas, além de fases teste, para garantir um funcionamento adequado. Por isso, é importante ter em mente que estes profissionais estarão exclusivamente dedicados às suas funções. Assim, sempre que preciso, a sua empresa terá dados atualizados em tempo real para pensar em novas soluções e estratégias.

Lembre-se: Não espere muito para decidir terceirizar a TI da sua empresa. Pois, não ter profissionais qualificados à frente da sua tecnologia pode causar danos até mesmo irreversíveis.

Outsourcing de TI vale a pena

5 Benefícios de terceirizar a TI:

  1. Menos gastos

Economia tanto de investimentos em estrutura física e equipamentos, quanto com gastos contratuais e impostos. Os custos serão relativos apenas aos prazos e serviços previamente estabelecidos.

  1. Maior dedicação ao seu negócio

Quando você tem a certeza de que alguém está tomando conta de toda a parte tecnológica, você pode ficar mais tranquilo. Ou seja, poderá se dedicar a um gerenciamento eficiente e economizar tempo.

  1. Mão de obra qualificada e tecnologia de ponta

Empresas como a MadeFY possuem critérios para a contratação de seus profissionais, com base em suas hard skills e soft skills. Assim, apenas direcionamos profissionais que correspondem ao perfil esperado da empresa. Além de garantir a utilização de ferramentas tecnológicas de ponta.

  1. Escalabilidade

Isso significa que à medida que sua empresa crescer, a tecnologia deve acompanhar esse crescimento. Isto é, tornar viável o armazenamento de dados, o fornecimento de dados atualizados em tempo real e proporcionar melhorias diretas à empresa.

  1. Alinhamento estratégico

As metas corporativas estarão alinhadas às metas de TI. Isto é, favorecendo o avanço da empresa no mercado e a elaboração de novas estratégias. Afinal, as informações proporcionadas a partir da sua tecnologia fornecerão embasamento sólido para as próximas tomadas de decisão.

Dicas para uma terceirização de TI bem-sucedida:

  • Escolha uma empresa em que você pode confiar (no caso, a MadeFY haha 😉);
  • Defina as metas a serem alcançadas a curto, médio e longo prazo;
  • Mantenha suas expectativas alinhadas a metas reais;
  • Valorize o seu funcionário, que apesar de ser terceirizado, precisa sentir-se satisfeito com o trabalho que executa e com a sua relevância no ambiente empresarial;
  • Mantenha uma boa comunicação com o profissional de TI terceirizado. Tanto para se atualizar sobre o trabalho dele, quanto para que ele saiba mais sobre a realidade da empresa.

E, já que vale a pena terceirizar o serviço de TI, que tal conversar com a MadeFY? Nosso serviço de Outsourcing de TI vai te ajudar a automatizar alguns processos, melhorar a experiência do usuário e levar mais transformação digital para o seu dia a dia.

Quer começar? Então, fale agora conosco!

++ Leia mais: Quando eu preciso de um profissional de TI?

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